Procissão do Enterro do Senhor apresenta novo percurso

A tradicional Procissão do Enterro do Senhor, a última das procissões de Quaresma da Vila de Mafra, realiza-se no próximo dia 30 de março. A celebração inicia-se às 21 horas, na Basílica de Mafra, apresentando este ano um novo percurso. O cortejo atravessará o Terreiro D. João V, descendo a Rua Elias Garcia, Largo da Boavista, Rua Vítor Córdon, Rua da Escola de Escultura de Mafra, Travessa do Sacristão, regressando pela Rua Serpa Pinto.

Sendo uma das mais solenes procissões, uma vez que assinala a morte de Jesus, é imemorial o início da sua realização. O cortejo fúnebre, feito em silêncio, é acompanhado pelos lamentos da Verónica e das Três Marias. A imagem de Nossa Senhora da Soledade, que acompanha o cortejo, foi adquirida em 1773, pela Ordem Terceira da Penitência de São Francisco, a qual envergará o antigo manto, bordado a fio de ouro recentemente restaurado. Esta antiga tradição é acompanhada pelo Centurião, revestido com as suas vestes originais do século XVIII, figura típica da memória popular da Vila.

As procissões da Quaresma da Vila de Mafra formam um conjunto singular no país e são uma das mais originais e relevantes manifestações culturais da grandiosidade que Mafra atingiu no século XVIII, constituindo um elemento de atração de turismo religioso.

Consulte o folheto e descubra as especificidades de cada uma:

http://www.cm-mafra.pt/sites/default/files/procissoes_quaresma_2018.pdf